fbpx

Marketing Digital para Pequenas Empresas: Tudo o que precisa saber e Como Fazer

Faça parte da Lista VIP

Receba os melhores conteúdos gratuitos por e-mail!

Pode não parecer, mas quando se fala em marketing digital em pequenas empresas, muitas pessoas desistem antes mesmo de pesquisarem as possibilidades por acharem complicado demais, por demandar muito tempo investido e porque ouviram por aí que não dá resultado em curto prazo.

Hoje vamos quebrar alguns destes mitos e te provar que sim, é possível fazer marketing digital para pequenas empresas te mostrando tudo o que precisa saber e como fazer.

Qual a importância do marketing digital em minha empresa?

Como vivemos em um mundo de tuítes, vídeos, postagens de facebook, fotos no instagram e contatos salvos através da função “seguir”, é compreensivo perceber que o método de divulgar seu negócio precisa se adaptar.

Hoje em dia, os folhetos espalhados nas ruas já não recebem tanta atenção, uma vez que os anúncios de 5s antes dos vídeos acabam alcançado um número muito maior de pessoas sem o gasto com gráficas.

Também não vemos com facilidade uma empresa de sucesso que não tenha, ao menos, um perfil no Instagram onde compartilha dicas, curiosidades ou recordações em seus feeds.

O mundo agora é digital e para se destacar em meio a tantos números de curtidas do Facebook, você precisa saber o que fazer para chamar a atenção. É aqui que entra o marketing digital.

O que é marketing digital?

O marketing digital está diretamente ligado ao que já conhecemos da publicidade tradicional. É um método de estudar o cliente, as necessidades do cliente, atrair o cliente, envolver o cliente e fechar o negócio. Mas tanto na publicidade tradicional e a digital, existe alguns fatores que alteram conforme o veículo de comunicação.

No caso do marketing digital, seu principal veículo é a internet e, por isso, precisa saber como as coisas funcionam nela e além da soma de conquistar e fechar o negócio, você ainda precisa adicionar alguns pontos de extrema importância para que consiga, no mínimo, alcançar seu cliente.

Ele é quem vai ditar, a partir de agora, o planejamento de divulgação da sua marca, a identidade visual e promover a aproximação entre sua empresa e o cliente.

Embora pareça muito complicado, é importante saber que tudo requer estudo, erros e acertos. Não se preocupe em falhar, pois a vantagem de usar o virtual é que você pode aproveitar exatamente tudo e recomeçar.

Defina seus objetivos para sua empresa e construa a identidade visual

Antes de criar perfil em todas as redes sociais, primeiro defina os objetivos e a identidade da sua empresa. Se ela sempre foi pensada para ser uma loja física, então seu objetivo é atrair pessoas para o endereço da loja. E quanto a identidade? O perfil da sua empresa é como as pessoas o descreverá para outras pessoas, é como será visto e lembrado.

Aqui você precisa definir as cores pensadas no seu nicho de mercado (tema de trabalho) que foram pensadas para que o cliente sempre ligue a combinação de cor com sua empresa, não importando onde ela veja.

A psicologia das cores é muito utilizada no marketing digital, uma vez que cada cor desperta uma emoção diferente. Por isso, quando estiver sentado com o seu designer planejando a identidade visual de sua marca, pense em como as combinações irão agir no subconsciente do cliente.

O objetivo precisa ser claro e simples, para que quando planejar suas postagens, sempre o imprima de maneira direta ou indireta. Convença o cliente a chegar ao seu endereço, mesmo sem ele perceber que foi influenciado por isso.

Separe sua vida pessoal da sua Marca

É muito comum pequenas empresas, quando iniciam o marketing digital, usarem seus perfis pessoais para divulgar seus produtos, ou seus perfis profissionais para expor suas opiniões. Evite fazer as duas práticas.

Tudo bem divulgar seus produtos em seu perfil pessoal, afinal, os primeiros seguidores são sempre familiares e amigos que estão dentro do seu círculo virtual, mas comece a acostumá-los a verem somente nos perfis da empresa. Essa separação não é para impedir que você se exponha demais, mas para dizer às redes sociais quais são os conteúdos que as pessoas querem ver quando procuram a empresa.

Hoje existe algo chamado “algoritmo” e ele armazena todas as nossas informações, incluindo nosso envolvimento com o conteúdo que vemos. Por isso, quando você usa somente conteúdo de produtos na sua página, é o que seu público verá. Mas se você os acostumar somente com sua vida pessoal, seus produtos perdem destaque, deixando de aparecer nos feeds dos curtidores.

Alcance orgânico e Alcance Pago

Agora que você construiu a identidade da sua empresa, criou uma página para ela no Facebook e recebeu algumas curtidas, já deve ter visto uma ferramenta chamada Impulsionar Postagem. Essa ferramenta tem como objetivo te ajudar a alcançar um público mais específico, obtendo resultados melhores sobre alguma ação de marketing que deseja aplicar.

O Alcance orgânico quer dizer que as pessoas chegaram em seu conteúdo através de seus esforços de marketing digital, compartilhamentos e comentários. É considerado um número de grande valor, inclusive. No entanto, você também pode considerar o investimento em Alcance Pago.

O Alcance pago diminui a distância que o orgânico percorre, uma vez que você compra um anúncio no Facebook para divulgar seu produto. Ao fazer isso, você define qual público é o foco, um orçamento até que bem baixo e observa os resultados chagarem. A vantagem é justamente filtrar as visualizações, para alcançar pessoas de interesse.

Já pensou em criar um site para a sua empresa?

Partindo agora para o que mais assusta a maioria dos microempresários, vamos falar da criação de sites para a sua marca, desde sites completos e profissionais, até sites mais simples.

Uma vez que você já tenha construído a identidade visual da sua marca, conquistou público nas redes sociais e já aprendeu a calcular os resultados e as métricas, considere reunir tudo isso em um site.

As vantagens de se ter um site para a sua empresa está diretamente ligada ao marketing digital, uma vez que o Google usa o website para indicar no Google Maps, faz com que sua empresa seja encontrada com mais facilidade através do Google Pesquisa, encontrando o seu nome em destaque, e ainda gera alcance orgânico para suas redes sociais.

As pessoas, por alguma razão, acreditam que quando uma empresa tem um site, ela está mais séria quanto ao seu negócio e investindo na continuidade da marca. Além disso, tendo um site, você ainda pode divulgar a sua empresa através do Google Adwords.

Comprando anúncios do Google para sua divulgar sua marca

O Google Ads, ou o famoso Google Adwords, é uma ferramenta rica utilizada por empresas de renome para divulgar seus anúncios de maneira ainda mais abrangente, uma vez que os banners, vídeos ou outros meios de divulgação, aparecem em diversos sites parceiros do Google.

O filtro dele permite que você seja ainda mais especifico e embora pareça um investimento absurdo de caro, na verdade, é bastante acessível.

Dicas de como engajar o público

Engajar o público significa fazê-lo se sentir entretido e ter vontade de compartilhar o conteúdo que você postou, mas não se engane, apenas compartilhar conteúdo de terceiros não ajuda a alavancar sua marca.

Crie imagens que lembrem sua empresa

De olho nas tendências da internet, hoje em dia são os memes que dominam, por isso, esteja preparado para adaptar suas postagens com os memes do momento e sempre crie suas imagens com a logo da empresa.

Crie um vínculo com o cliente

O cliente se sente bem tratado, e até melhor do que em outro estabelecimento, se você passar a responder os comentários feitos nas avaliações e nas postagens. Use uma linguagem clara, que combine com o seu público e não a mude de uma hora para outra.

Inspire!

Pessoas se conectam com as marcas quando elas possuem mais o que oferecer além do produto. Por isso, ao criar suas campanhas de marketing virtual, use temas que inspire as pessoas e as façam se identificar.

Essa conexão criada pelo emocional, faz com que eles abracem a sua ideia e compartilhem para todo mundo ver.

Se mantenha abraçado aos seus valores

E não esqueça! Seja no digital ou na vida real, toda empresa tem a sua missão, visão e valores, por isso, use-a sempre em destaque em sua marca.

Torne sua Missão em algum slogan para encerrar as postagens de impacto como se ela sempre estivesse ali.

Anote todos os resultados

Enquanto você está aplicando marketing digital em sua empresa, se torne amigo das planilhas e anote a movimentação, estatísticas das divulgações da sua empresa, reações do público e engajamento. Ao acompanhar os números, você saberá onde está errando, onde está acertando e como continuar investindo nas divulgações.

Agora que você já sabe a importância do marketing digital em sua empresa, não deixe de sentar e começar a construir um esboço de um planejamento ideal para alavancar o seu negócio!

Compartilhe: