fbpx

Como Funciona o Google Ads – Guia Passo a Passo

Faça parte da Lista VIP

Receba os melhores conteúdos gratuitos por e-mail!

Já considerou a possibilidade de aumentar o lucro de sua empresa investindo em publicidade digital? Quando falamos nesse assunto, muitos acreditam em valores exorbitantes ou em investimentos que não geram retorno satisfatório, entretanto, hoje vamos lhe mostrar que sim, você pode sim obter grandes resultados com investimentos abaixo do esperado.

A ferramenta utilizada para aumentar as receitas é através do Google Adwords, hoje conhecida como Google Ads, onde você acessa a plataforma, define o seu orçamento, a forma de exibição do anúncio e observa os resultados positivos. Entretanto, o que vem gerando um grande desgaste e a sensação de que não funciona, é o uso errôneo desta ferramenta.

O que é Google Ads?

Sempre que você visita um site ou visualiza um vídeo no youtube, você está sujeito a ver algum anúncio sendo exibido antes, durante ou depois do conteúdo. Esses anúncios nós já conhecemos com Google Adsense, que é a ferramenta utilizada pelos produtores de conteúdo para obterem ganhos por seus materiais produzidos.

Acontece que quem fornece estes anúncios, ou seja, a origem destes anúncios, é justamente o Google Adwords. A empresa acessa a plataforma do Google Ads para anunciar o seu produto e ele é exibido pelo Google Adsense em diversos sites e milhares de canais do youtube.

O interessante a ser observado no Google Ads, é que ele trabalha com a intenção do usuário, ou seja, seu anúncio só será exibido para quem apresenta o mínimo interesse no nicho daquele produto.

Outro ponto a ser observado, é que você pode configurar seus anúncios no Google para retirar o investimento do orçamento somente se houver cliques, sendo assim, se o cliente não clica, você não gasta e poderá planejar um anúncio novo com o mesmo orçamento.

Quanto custa anunciar no Google Ads?

O maior medo das agências de publicidade ou do setor de marketing quando falamos do Google Adwords mora no orçamento. É caro anunciar, atinge um público que não se interessa pelo produto ou demora para obter resultados positivos.

Esses mitos são facilmente derrubados quando entendemos o funcionamento da ferramenta, inclusive quanto o Google irá te cobrar para anunciar em sua plataforma.

Mas é importante ressaltar que não existe uma tabela definindo o custo do seu anúncio no Google Ads. A plataforma é extremamente customizável e a definição de valores é flexível de acordo com o que você tem disponível.

Aqui é preciso entender os “métodos de cobrança do Google Ads” para conseguir compreender e planejar o seu orçamento.

  • CPC – Custo por clique. Só será cobrado se houve clique no anúncio;
  • CPM – Custo por mil. A cada mil impressões (visualizações únicas), será cobrado o valor definido por você;
  • CPA – Custo por aquisição. Quando você define uma meta a ser batida e ela é atingida. O preenchimento de formulários, venda de produtos, etc.

Cada opção possui regras específicas para seu uso, além de estratégias diferentes, mas todas elas possuem um único objetivo: Atingir o público-alvo.

Ainda no campo dos custos, é possível trabalhar a estimativa de dobrar o valor investido usando recursos de gatilho, SEO e análise de mercado. É comum, por exemplo, pesquisarmos por um produto no Google e vermos que existem dois ou três links no topo de estabelecimentos não tão conhecidos assim. Ainda assim, eles estão lá.

Esse investimento para ocupar o topo é fortemente utilizado para converter cliques em vendas, uma vez que o usuário costuma sempre clicar nos primeiros cinco links, por isso, este investimento gera um retorno positivo a curto prazo, deixando que o SEO trabalhe calmamente enquanto isso.

Mas quanto do seu orçamento deve ser reservado para seus anúncios?

Depois de decidir qual o tipo de anúncio que você deseja vincular, você precisa definir as palavras-chaves do mesmo. Em seguida, precisa pesquisar o valor de cada palavra, avaliando a disputa como se estivesse em um leilão.

É aqui que você pode informar quanto está disposto a pagar por cada termo e é onde o Google Ads considera este valor e o seu rank de qualidade de anunciante que vai subindo com o tempo. Se você tiver um rank bom, poderá passar na frente de outros anunciantes, mesmo que seu valor investido seja muito mais baixo do que o dele, pois seus anúncios já possuem relevância e conteúdo de qualidade comprovado.

Quais são as vantagens de anunciar no Google Ads?

Anunciar no Google adwords é um caminho sem amarras. Quando você inicia uma campanha e define como será paga, você possui a segurança de que poderá encerrá-la quando quiser. Até porque, é preciso testar se aquela campanha obteve o desempenho desejado ou se está muito além do previsto, o que é normal.

O encerramento precoce de uma campanha é feito sem perdas para você ou sem pagamentos de taxa, o que é uma vantagem a ser considerada. Além deste fato, você poderá pausar anúncios e retomá-los depois, em períodos específicos.

O retorno financeiro que pode ser analisado também encaixa aqui. Uma vez que seu público busca por algo e tem grandes chances de chegar até você, é difícil que o investimento não retorne duplicado ou triplicado, às vezes quadriplicado.

O usuário está sempre buscando por uma solução do seu problema, o seu produto tende a ser uma solução ofertada. O adword encurta o caminho entre o usuário e você.

Definir seu público-alvo é o maior passo de todos

Abandone velhas ideias de que SEO não é importante quando se fala em pagar por posicionamento ou vídeos promocionais. Você ainda precisa saber SEO, pois agora está disputando espaço com concorrentes específicos que possuem os mesmos interesses que você. Concorrentes em menor número, mas ainda assim, concorrentes.

Por isso, o primeiro passo para anunciar no Google Adwords é definir seu público-alvo, o que eles buscam quando procuram seu produto no Google e os termos utilizados. Ao definir estes parâmetros, você consegue sair na frente.

Dentro da descoberta de linguagem do seu público, também entra o que mais lhes chama a atenção. O gatilho utilizado para que eles cliquem em seu anúncio e decidam ver mais sobre o que há a oferecer. Se falamos de imagens, elas são estáticas, animadas, coloridas ou sóbrias? Fazer este levantamento pode ser o divisor de águas para aumentar suas vendas.

Escolha onde anunciar

A segmentação de por tópicos e canais também pode ser feita com a intenção de filtrar ainda mais o alcance e tornar seu anúncio no Google mais rentável por de encontro direto com o seu público.

Por este meio, você pode escolher que a propaganda apareça em tópicos específicos, de modo que, quando um site abordar aquele tópico, o seu anúncio tenha maiores chances de ser exibido.

Aqui também entra a possibilidade de escolher sites e canais onde exibir seu anúncio seja mais rentável para você. Um exemplo, na prática, é que se o produto for camisetas nerds, por exemplo, ao definir canais que só falam sobre conteúdo nerds, seu anúncio aparecerá mais nestes canais do que outros anúncios. E considerando que o público destes canais já é filtrado pelo próprio dono do canal, já temos meio-caminho andado.

Acompanhe os resultados sempre

O próprio Google Ads te dará uma planilha detalhada com as informações de cliques, impressões, exibições, etc. Tudo isso por anúncio, o que facilita e muito todo o acompanhamento dos resultados e para mensurar.

É importante fazer o acompanhamento, pois se faz necessário testar certos modelos de campanha até atingir um resultado satisfatório. É através deste acompanhamento que você consegue definir se o usuário está reagindo como o esperado ou não.

Mas se tudo isso parecer complicado demais…

A ferramenta do Google para anunciantes só trará resultados se quem estiver configurando tirar um tempo para estudá-la e estiver atento(a) ao SEO. Em alguns casos de grandes empresas, a contratação de especialistas da área se faz necessária e costuma gerar melhores resultados na aplicação dos projetos.

O profissional te ajudará a definir os termos adequados para sua marca, com uma consultoria pensada em cada projeto. Por isso, considere contratar alguém para que cuide de tudo isso por você, mas não contrate qualquer um, você precisa ter certeza de que ele sabe o que está fazendo e realmente pode te trazer resultados.

Ainda tem dúvidas? Me chame para conversarmos, possuo certificações do Google e Facebook, além de formação em Marketing Digital, com certeza poderei aumentar as vendas do seu negócio!

Compartilhe: